Um mel puro e de qualidade cristaliza, enquanto que o mel super aquecido ou acrescido de glicose comercial, calda de açúcar ou melado de cana não costuma cristalizar. A cristalização é um processo natural que ocorre devido a separação da glicose da frutose, formando cristais. Dependendo da temperatura e da florada, o mel leva mais ou menos tempo para cristalizar.
Para voltar ao estado líquido, basta colocar o recipiente com o mel em banho Maria a 45ºC por 15 minutos aproximadamente
A cor do mel varia de acordo com a florada. Normalmente quanto mais escuro o mel, significa mais minerais em sua composição.
Sim! Montamos nossos apiários (áreas com as colmeias) em locais longes das lavouras (agrotóxicos) e áreas urbanas (poluição) para preservar a saúde das nossas abelhas e levar um produto de qualidade para a sua mesa! Além disso, estamos em constante busca e aprendizado de técnicas de manejo sustentáveis.
Em virtude de o mel poder conter esporos da bactéria Clotridium Botulinum, causadora do Butulismo, crianças menores de 1 ano não devem consumir o produto. Pois, uma vez dentro do corpo do bebê, os esporos podem gerar a bactéria ativa e liberar as toxinas.
A partir de 6 meses, começamos a fortalecer a imunidade intestinal que evita a ativação e multiplicação desta bactéria, porém esta defesa só se torna suficiente para evitar a infecção a partir dos 12 meses. Por isso, deve-se evitar alimentar bebês menores de 1 ano de idade.
Sim! Entretanto, por ser um alimento com alta concentração de açúcar, o médico/nutricionista do paciente deve ser previamente consultado para ver se a doença está controlada e qual a quantidade permitida de ingestão.